Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: INÍCIO / Histórico da OM / Resumo histórico
Início do conteúdo da página

Resumo Histórico

Formando um harmonioso conjunto arquitetônico emoldurado pelas verdejantes dunas que o cercam e pelo mar, o 16º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO foi implantado em NATAL com a designação de 16º REGIMENTO DE INFANTARIA, pela junção do 11º e 29º BATALHÕES DE CAÇADORES, conforme Decreto nº 3.344, de 06 de junho de 1941.

A Unidade surgiu da necessidade de reaparelhar a defesa do litoral nordestino, durante a 2º Guerra Mundial, contra a constante ameaça nazi-facista que rondava os mares brasileiros, torpedeando e afundando pacíficos navios mercantes e levando a dor e a orfandade aos nossos lares.

Durante aquele conflito mundial, além do importante papel como centro de mobilização e recompletamento, a Unidade, juntamente com as demais forças estacionadas no saliente nordestino, cumpriu missões de segurança, contribuindo para que Natal desempenhasse a brilhante missão que lhe coube na luta pela defesa da civilização ocidental, apoiando e facilitando as operações das forças britânicas e norte americanas no norte da ÁFRICA. Tão significante desempenho deu, mui merecidamente, ao saliente nordestino, o título de "TRAMPOLIM DA VITÓRIA".

Em 1973, por Decreto de nº 043-Res, de 07 de novembro, passou a denominar-se 16º BATALHÃO DE INFANTARIA MOTORIZADO.

Sua origem mais remota vamos encontrar no longíncuo ano de 1839 com a criação do 1º BATALHÃO DE CAÇADORES na então cidade de DESTERRO em SANTA CATARINA, aos 28 de fevereiro, data oficial de sua criação.

Por ocasião da Revolução Democrática de 31 de Março de 1964 deflagrada para salvar o País da ameaça comunista, teve de seus Oficiais e Praças a unanimidade de atitudes na tomada de posição ao lado do movimento que restaurou no País a normalidade democrática.

Pesquisas realizadas em 1976/77 pelo Centro de Documentação do Exército e por esta Unidade, constataram que o 16º BI Mtz guardava uma origem e um passado cheio de glorias para o Exército Brasileiro, o que lhe deu, com grande orgulho para todos, a denominação histórica de BATALHÃO ITAPIRU, sendo-lhe ainda outorgado o direito do uso do Estandarte Histórico e do Distintivo de Braço pela gloriosa participação na luta contra o inimigo externo na guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai), onde o então 8º BATALHÃO DE INFANTARIA DE LINHA descreveu páginas imorredouras de bravura e sacrifícios pela Pátria. Assim, aquele pequeno batalhão de linha mobilizado para guerra, já constava na Ordem-do-Dia de 1º de março de 1865 quando o Exército Brasileiro escrevia o capítulo final das campanhas no URUGUAI sob a chefia do insigne GENERAL JOÃO PROPÍCIO MENA BARRETO, que naquela data passava o comando das Forças ao bravo GENERAL MANOEL LUIZ OSÓRIO.

Em jornadas épicas, desde CORRIENTES ao PASSO DA PÁTRIA e de TUIUTI às CORDILHEIRAS PARAGUAIAS, tomou parte em quase todos os combates da Guerra do Paraguai, legando-nos um honroso acervo de heroísmo e exemplos de amor à pátria:

  • ITAPIRU
  • PASSO DA PÁTRIA
  • TUIUTI
  • BOQUERÓN
  • POTRERO PIRES
  • TAJI
  • ITORORÓ
  • LOMAS VALENTINAS
  • PERIBEBUI
  • BARREIRO GRANDE

Foram glórias acumuladas pelo então 8º BATALHÃO DE INFANTARIA DE LINHA com muita "SERENIDADE" nas lutas e "CONSTÂNCIAS" nas ações, por amor ao BRASIL.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página